Exames


WALLER ROSE

Sinônimos:

Método:
Hemaglutinação

Prazo:
24h

Interpretação:
Uso: diagnóstico de artrite reumatóide. A reação de Waaler Rose (Sheep cell agglutination test) utiliza eritrócitos de carneiro revestidos com imunoglobulina de coelho. O teste de aglutinação (látex ou nefelometria) é mais sensível (70-85% de resultados positivos para a artrite reumatóide, enquanto que a reação de Waaler Rose detecta 60-70% de positividade para a mesma doença), porém menos específico que a reação de Waaler Rose (onde 90% dos resultados são positivos verdadeiros).

Referência:
Não Reagente : < 1/40 Reagente : maior ou igual 1/40

WIDAL - Reação

Sinônimos:
Sorologia da febre tifóide e paratirefóide

Método:
Soroaglutinação

Prazo:
48h

Interpretação:
Uso: auxílio no diagnóstico da febre tifóide. Para a reação de Widal, o sangue deve ser coletado 7 a 14 dias após o início da infecção. Na primeira semana, em geral, é evidenciada a presença de reações positivas com antígeno "O" (com títulos iguais ou superiores a 1/80), confirmando a presença de infecção ativa. As reações com o antígeno "H" aparecem mais tardiamente, com títulos superiores ao antígeno "O". Para a pesquisa de Salmonella paratyphi A e B, títulos maiores que 1/80 são sugestivos da doença. É importante realizar a avaliação através de outros métodos: hemocultura ou coprocultura.

Referência:
Não Reagente Valores significativos: Títulos > 1/80

WUCHERERIA BANCROFTI - Pesquisa

Sinônimos:
Pesquisa de filárias no sangue

Método:
Giemsa, Gota espessa, Knott

Prazo:
12h

Interpretação:
Uso: diagnóstico da filariose. A filariose é uma doença comum nas áreas urbanas no sul da Ásia, transmitida pelo mosquito Culex. A microfilária mede 245-295 um, com forma facilmente visualizada em microscopia comum, (corada pelo Giemsa), especialmente se a coleta for realizada à noite (entre 0:00 e 3:00 horas). Pode ser corada pela acridina orange (examinada por microscopia de fluorescência), apresentando uma morfologia característica, com núcleo na cauda.

Referência:
Negativa

© 2020. Vitale Laboratório. Todos os direitos reservados.
Topo